Quem Somos

A Voluntiir é uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, responsável pela promoção do voluntariado nas suas diversas vertentes e áreas, quer ao nível nacional como internacional.

Visão

Promover o voluntariado, o seu impacto direto na comunidade, assim como a sua importância como forma de desenvolvimento pessoal, académico e profissional.


Missão

Tornar o voluntariado acessível por todos e para todos.

O que é o voluntariado?

Quando falamos de voluntariado, definimos como sendo uma atividade inerente ao exercício da cidadania, de interesse social e comunitário, através da participação de forma livre e estruturada na solução de problemas que afetam a nossa sociedade, por via de organizações sem fins-lucrativos, promotoras e representativas de voluntariado. O exercício do voluntariado pode ser regular ou contínuo, ocasional e pontual. Obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência.

O voluntário assenta numa relação de solidariedade prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade. Defende causas em que acredita, contribuindo desta forma para uma sociedade mais justa e solidária.

Como fazemos?

A Voluntiir é um ponto de encontro entre os voluntários e as instituições que necessitam de ajuda voluntária. Através da plataforma online Voluntiir.com, disponibilizamos várias oportunidades de voluntariado associadas a oito diferentes áreas de ação: Educação, Desporto, Ambiente, Social, Saúde, Animais, Cultura e Internacional.

As organizações promotoras de voluntariado podem publicar as oportunidades disponíveis e angariar interessados para desempenhar atividades voluntárias. Na ótima dos candidatos a praticar voluntariado, permite que estes pesquisem e tenham acesso às oportunidades de voluntariado em vigor. Podem pesquisar por área de interesse ou por preferência geográfica.

Porquê?

Portugal apresenta uma das taxas de voluntariado mais baixas na Europa. Queremos inverter esta situação e criar na população o compromisso do voluntariado. Acreditamos que o voluntariado é fundamental para fomentar o exercício da cidadania e desenvolver a responsabilidade social de cada um. O objetivo é envolver população, criar impacto na comunidade e transformar cidadãos mais solidários, altruístas e participativos.